Núcleo de Estudos Foucaultiano da
UESPI comemora 03 anos
Aconteceu entre os dias 03 e 10 de Novembro o XI Encontro de
Professores Pesquisadores sobre Educação na Contemporaneidade. O Evento
pretendeu sintetizar e sistematizar ações de Pesquisa e Extensão desenvolvidas
pelas Universidades do Município São Raimundo Nonato/PI. Por Gênesis Naum de Farias.
Para celebrar
os três anos da criação e aprovação do Núcleo de Estudos Foucaultiano da
Universidade Estadual do Piauí, aconteceu entre os dias 03 e 10 de Novembro o
“XI Encontro de Professores Pesquisadores Sobre Educação na Contemporaneidade”
que pretendeu promover o debate entre pesquisa e prática de educação no
semiárido brasileiro, através de conferências, exposições de fotografias e
oficinas temáticas. Na ocasião também foi realizado o debate “Convivências – Pesquisa e Diversidade no Semiárido
Piauiense” – Eixo Central do Evento –
que contou com apresentações de trabalhos científicos de grupos de alunos da
Universidade Estadual do Piauí - UESPI e trabalhos de pesquisa em Educação
feita por pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco –
UNIVASF. Para o Coordenador do Núcleo de Estudos Foucaultiano, o Professor
Gênesis Naum de Farias, a data não poderia passar em branco pela Universidade,
pois marca também os trinta anos de ausência do filósofo francês Michel
Foucault, ao tempo em que celebra o fato de que nestes três anos, diversos
pesquisadores passaram pela Universidade dando suas contribuições,
pesquisadores estes que se destacam pelo País produzindo ciência e formando
gerações que testemunham a evolução dos debates na Universidade Estadual do
Piauí. “Nós temos feito um esforço muito
grande para manter e garantir que o debate acadêmico ocorra dentro da
ritualidade que lhe é cabível e sentimos que a comunidade acadêmica tem
vivenciado em suas experiências sensórias esse resultado quando percebe que a
Universidade esta viva com os trabalhos de extensão que incluem também
programas como o PARFOR e a Universidade Aberta do Brasil, prova disso são os
diversos projetos desenvolvidos no empenho de integrar o Pólo acadêmico do
Município São Raimundo Nonato, que possui uma Universidade Federal (UNIVASF),
uma Estadual (UESPI) e um Instituto Federal de Ensino (IFPI). Neste contexto,
fazemos Educação para além do mercado de trabalho e temos diversos ex-alunos já
matriculados em cursos de Pós-graduação e atuando no campo educacional”,
explica o Professor Gênesis Naum.
Ainda segundo
o Professor Naum, o evento foi pensado para promover a discussão sobre as
práticas educativas para a Convivência com o Semiárido, percebida atualmente
como um caminho para a contextualização, tendo nos currículos contextualizados
um expoente de mudança para o cenário onde se insere o debate da “desordem” no
contexto da cultura escolar. A temática central do evento teve como proposta
reunir pesquisadores da micro-região integrada pelos trabalhos de ensino,
pesquisa e extensão desenvolvidos pelos acadêmicos das Universidades da região,
bem como de outros Estados Brasileiros para debater com estudantes de Graduação
e Pós-graduação, a própria tessitura das produções da pesquisa local.
Ações de Pesquisa e Extensão
O Núcleo de
Estudos Foucaultiano da Universidade Estadual do Piauí – UESPI apresentou no
ensejo mais de trinta trabalhos realizados pelos alunos da graduação e da Pós-graduação.
Os diferentes trabalhos versavam sobre problemáticas que vão além da sala de
aula e buscam refletir a Educação como contexto e como subjetivação.
De acordo com
o Professor Gênesis Naum, coordenador do referido Núcleo, já é o terceiro ano
de intensas atividades em que ações afirmativas de pesquisa e debate levam a
comunidade citadina a perceber a grandeza das ações desenvolvidas pelas três
instituições de Ensino Superior na Micro-região Sanraimundense, o que amplia horizontes consideráveis para
fortalecer e consolidar a vocação para a pesquisa no cenário do Sudeste do
Piauí. O Núcleo já havia organizado outros grandes eventos ao longo desses três
anos de existência, ao trazer e levar alunos para congressos nacionais e aulas
de campo em outras paragens do Brasil com o objetivo de fazer com que os
acadêmicos vivenciassem outras experiências de aprendizagem.
Sobre o evento
de Novembro, o Professor Naum destaca: “É
um encontro de grande importância, pois a Educação Contextualizada vem sendo
requerida para ampliar os currículos e fazer renascer a cultura escolar que por
estes tempos anda na contramão das propostas de inclusão e confluência de
saberes, tendo em vista que o modelo atual de ação e atuação dos saberes
escolares tem perdido força para os chamados ‘ambientes virtuais de
aprendizagem’. Neste caso é evidente se pensar em retomar esse diálogo com a
cultura escolar para ressignificarmos o papel da escola na contemporaneidade.
Chego a pensar que a ‘desordem’ tem implodido a noção de ‘ordem’ idealizado
amplamente para o cenário das salas de aula, fazendo professores e
pesquisadores não se sentirem contemplados pela profícua ação dos discursos
oficializantes. Nestes três anos de atuação, temos percebido outras
viabilidades para o mesmo contexto, isto coloca a UESPI de São Raimundo Nonato
num cenário de vanguarda na Região, tendo em vista as parcerias que temos feito
com a UNIVASF e com o IFPI para elaborarmos políticas de ação afirmativas que
alcancem o fosso criado/ deixado pelos desmandos da indústria cultural.
Portanto, essas conquistas são o reflexo do trabalho que estamos desenvolvendo
na Universidade Estadual do Piauí”. Relata.
O XI Encontro
de Professores Pesquisadores Sobre Educação na Contemporaneidade também
promoveu intervenções culturais como recitais e lançamentos de livros,
exposições fotográficas, e duas rodadas de debates sobre a importância da
pesquisa desenvolvida por alunos-pesquisadores e professores-pesquisadores que
discutiram a formação continuada e o uso da profissão docente como um exercício
de cidadania voltada para atender as novas diretrizes curriculares e mapear e
difundir a produção local já há muito desconhecida dos grandes circuitos
acadêmicos do Estado.
O Núcleo de
Estudos Foucaultiano é um Projeto de Extensão Universitária e tem como objetivo
mostrar essas confluências, mapeando a diversidade artístico-cultural da Região,
opondo-se à invisibilidade promovida pelos meios de comunicação de massa que
insistem em marginalizar a realidade uniforme de um contexto educacional híbrido
que necessita ter formatos outros que se atenham às questões de Convivência com
o Semiárido Brasileiro.
O Professor
Naum afirma ainda: “As ações afirmativas
de estudo da obra de Foucault e seus desdobramentos práticos, surgiram do
anseio em se repensar o antagonismo existente entre o ser que domina e o ser
dominado. Isto na Educação Contextualizada tem um efeito do tamanho do mundo,
porque serve para fortalecer o pensamento coletivo diante dos desmandos dos que
acham que controlam as outras gentes e suas culturas e gestos, ao tempo em que
envolve especialistas outros e de outras áreas e regiões diversas objetivando contribuir
para que de fato tenhamos uma Universidade que seja vista pela sociedade como algo
pertencente a elas. O desafio maior é fazer a sociedade civil perceber que a
Universidade é dos filhos dela e para os filhos dela e não de particulares que
a utilizam para manter o status quo da dominância das mentalidades e do capital
cultural, por exemplo. É um desafio pensar em Educação nestes tempos de ‘Virada
Cultural’, mas aos poucos e com parceiros que acreditam numa Educação de
qualidade, vamos tecendo outros fios e outras redes de saberes para projetarmos
a Universidade no Semiárido que queremos e na qual sonhamos cotidianamente”.
Sintetiza.
XI Encontro de Professores Pesquisadores
sobre Educação na Contemporaneidade
“Convivências – Pesquisa e Diversidade no Semiárido Piauiense”.
Este foi o eixo central do XI Encontro de Professores Pesquisadores Sobre
Educação na Contemporaneidade que aconteceu na Universidade Estadual do Piauí –
UESPI, entre os dias 03 a
10 de Novembro, no Campus Ariston Dias Lima no Município São Raimundo Nonato. As
conferências foram realizadas na Sala de Conferência do referido Campus. O
evento se propôs na discussão acerca da importância da pesquisa no semiárido
brasileiro e contemplou a projeção de outros estudos de impacto global nos
estudos na área de Educação, História, Biologia, Geografia, Ciências da
Natureza e Preservação Patrimonial.
A programação
incluiu conferências, mesas-redondas, seções de comunicação livre, exposições
de arte, fotografias, lançamentos de livros e apresentações culturais. “esperamos que esses eventos venham contribuir
para fortalecer e fomentar outras referências para a formação dos professores
ao tempo em que sirvam para fortalecer a linha de pesquisa Educação Contextualizada para a
Convivência com o Semiárido, que esta sendo desenvolvida como anseio de outras
proposições para o que se pretende como debate e contexto, bem como em diversas
outras perspectivas onde a alma professoral estiver atuando, servindo para
nortear os educadores para retomarem os debates sobre a própria formação e os
descaminhos empreendidos pela ‘morte’ da cultura escolar no contexto da escola
que se coloca na contemporaneidade, em desordem, frente aos Desafios do Discurso Educacional e seus Deslocamentos diante da
importância da Memória do Trabalho Escolar no Semiárido”, explica o
Professor Gênesis Naum de Farias.
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