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A Casa do Patrimônio Serra da Capivara representa a incubadora de projetos interdisciplinares ligados a educação e preservação do patrimônio cultural, material e imaterial na Região Sudeste do Piauí, e esta ligada ao IPHAN em parceira com as universidades locais e as comunidades que vivem e produzem cultura no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Núcleo de Estudos Foucaultiano


 
Núcleo de Estudos Foucaultiano da

UESPI comemora 03 anos

 
Aconteceu entre os dias 03 e 10 de Novembro o XI Encontro de Professores Pesquisadores sobre Educação na Contemporaneidade. O Evento pretendeu sintetizar e sistematizar ações de Pesquisa e Extensão desenvolvidas pelas Universidades do Município São Raimundo Nonato/PI. Por Gênesis Naum de Farias.
 

Para celebrar os três anos da criação e aprovação do Núcleo de Estudos Foucaultiano da Universidade Estadual do Piauí, aconteceu entre os dias 03 e 10 de Novembro o “XI Encontro de Professores Pesquisadores Sobre Educação na Contemporaneidade” que pretendeu promover o debate entre pesquisa e prática de educação no semiárido brasileiro, através de conferências, exposições de fotografias e oficinas temáticas. Na ocasião também foi realizado o debate “Convivências – Pesquisa e Diversidade no Semiárido Piauiense” – Eixo Central do Evento que contou com apresentações de trabalhos científicos de grupos de alunos da Universidade Estadual do Piauí - UESPI e trabalhos de pesquisa em Educação feita por pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. Para o Coordenador do Núcleo de Estudos Foucaultiano, o Professor Gênesis Naum de Farias, a data não poderia passar em branco pela Universidade, pois marca também os trinta anos de ausência do filósofo francês Michel Foucault, ao tempo em que celebra o fato de que nestes três anos, diversos pesquisadores passaram pela Universidade dando suas contribuições, pesquisadores estes que se destacam pelo País produzindo ciência e formando gerações que testemunham a evolução dos debates na Universidade Estadual do Piauí. “Nós temos feito um esforço muito grande para manter e garantir que o debate acadêmico ocorra dentro da ritualidade que lhe é cabível e sentimos que a comunidade acadêmica tem vivenciado em suas experiências sensórias esse resultado quando percebe que a Universidade esta viva com os trabalhos de extensão que incluem também programas como o PARFOR e a Universidade Aberta do Brasil, prova disso são os diversos projetos desenvolvidos no empenho de integrar o Pólo acadêmico do Município São Raimundo Nonato, que possui uma Universidade Federal (UNIVASF), uma Estadual (UESPI) e um Instituto Federal de Ensino (IFPI). Neste contexto, fazemos Educação para além do mercado de trabalho e temos diversos ex-alunos já matriculados em cursos de Pós-graduação e atuando no campo educacional”, explica o Professor Gênesis Naum.

Ainda segundo o Professor Naum, o evento foi pensado para promover a discussão sobre as práticas educativas para a Convivência com o Semiárido, percebida atualmente como um caminho para a contextualização, tendo nos currículos contextualizados um expoente de mudança para o cenário onde se insere o debate da “desordem” no contexto da cultura escolar. A temática central do evento teve como proposta reunir pesquisadores da micro-região integrada pelos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos acadêmicos das Universidades da região, bem como de outros Estados Brasileiros para debater com estudantes de Graduação e Pós-graduação, a própria tessitura das produções da pesquisa local.

Ações de Pesquisa e Extensão 

O Núcleo de Estudos Foucaultiano da Universidade Estadual do Piauí – UESPI apresentou no ensejo mais de trinta trabalhos realizados pelos alunos da graduação e da Pós-graduação. Os diferentes trabalhos versavam sobre problemáticas que vão além da sala de aula e buscam refletir a Educação como contexto e como subjetivação.

De acordo com o Professor Gênesis Naum, coordenador do referido Núcleo, já é o terceiro ano de intensas atividades em que ações afirmativas de pesquisa e debate levam a comunidade citadina a perceber a grandeza das ações desenvolvidas pelas três instituições de Ensino Superior na Micro-região Sanraimundense, o que amplia horizontes consideráveis para fortalecer e consolidar a vocação para a pesquisa no cenário do Sudeste do Piauí. O Núcleo já havia organizado outros grandes eventos ao longo desses três anos de existência, ao trazer e levar alunos para congressos nacionais e aulas de campo em outras paragens do Brasil com o objetivo de fazer com que os acadêmicos vivenciassem outras experiências de aprendizagem.

Sobre o evento de Novembro, o Professor Naum destaca: “É um encontro de grande importância, pois a Educação Contextualizada vem sendo requerida para ampliar os currículos e fazer renascer a cultura escolar que por estes tempos anda na contramão das propostas de inclusão e confluência de saberes, tendo em vista que o modelo atual de ação e atuação dos saberes escolares tem perdido força para os chamados ‘ambientes virtuais de aprendizagem’. Neste caso é evidente se pensar em retomar esse diálogo com a cultura escolar para ressignificarmos o papel da escola na contemporaneidade. Chego a pensar que a ‘desordem’ tem implodido a noção de ‘ordem’ idealizado amplamente para o cenário das salas de aula, fazendo professores e pesquisadores não se sentirem contemplados pela profícua ação dos discursos oficializantes. Nestes três anos de atuação, temos percebido outras viabilidades para o mesmo contexto, isto coloca a UESPI de São Raimundo Nonato num cenário de vanguarda na Região, tendo em vista as parcerias que temos feito com a UNIVASF e com o IFPI para elaborarmos políticas de ação afirmativas que alcancem o fosso criado/ deixado pelos desmandos da indústria cultural. Portanto, essas conquistas são o reflexo do trabalho que estamos desenvolvendo na Universidade Estadual do Piauí”. Relata.

O XI Encontro de Professores Pesquisadores Sobre Educação na Contemporaneidade também promoveu intervenções culturais como recitais e lançamentos de livros, exposições fotográficas, e duas rodadas de debates sobre a importância da pesquisa desenvolvida por alunos-pesquisadores e professores-pesquisadores que discutiram a formação continuada e o uso da profissão docente como um exercício de cidadania voltada para atender as novas diretrizes curriculares e mapear e difundir a produção local já há muito desconhecida dos grandes circuitos acadêmicos do Estado.

O Núcleo de Estudos Foucaultiano é um Projeto de Extensão Universitária e tem como objetivo mostrar essas confluências, mapeando a diversidade artístico-cultural da Região, opondo-se à invisibilidade promovida pelos meios de comunicação de massa que insistem em marginalizar a realidade uniforme de um contexto educacional híbrido que necessita ter formatos outros que se atenham às questões de Convivência com o Semiárido Brasileiro.

O Professor Naum afirma ainda: “As ações afirmativas de estudo da obra de Foucault e seus desdobramentos práticos, surgiram do anseio em se repensar o antagonismo existente entre o ser que domina e o ser dominado. Isto na Educação Contextualizada tem um efeito do tamanho do mundo, porque serve para fortalecer o pensamento coletivo diante dos desmandos dos que acham que controlam as outras gentes e suas culturas e gestos, ao tempo em que envolve especialistas outros e de outras áreas e regiões diversas objetivando contribuir para que de fato tenhamos uma Universidade que seja vista pela sociedade como algo pertencente a elas. O desafio maior é fazer a sociedade civil perceber que a Universidade é dos filhos dela e para os filhos dela e não de particulares que a utilizam para manter o status quo da dominância das mentalidades e do capital cultural, por exemplo. É um desafio pensar em Educação nestes tempos de ‘Virada Cultural’, mas aos poucos e com parceiros que acreditam numa Educação de qualidade, vamos tecendo outros fios e outras redes de saberes para projetarmos a Universidade no Semiárido que queremos e na qual sonhamos cotidianamente”. Sintetiza. 

XI Encontro de Professores Pesquisadores sobre Educação na Contemporaneidade 

“Convivências – Pesquisa e Diversidade no Semiárido Piauiense”. Este foi o eixo central do XI Encontro de Professores Pesquisadores Sobre Educação na Contemporaneidade que aconteceu na Universidade Estadual do Piauí – UESPI, entre os dias 03 a 10 de Novembro, no Campus Ariston Dias Lima no Município São Raimundo Nonato. As conferências foram realizadas na Sala de Conferência do referido Campus. O evento se propôs na discussão acerca da importância da pesquisa no semiárido brasileiro e contemplou a projeção de outros estudos de impacto global nos estudos na área de Educação, História, Biologia, Geografia, Ciências da Natureza e Preservação Patrimonial.

A programação incluiu conferências, mesas-redondas, seções de comunicação livre, exposições de arte, fotografias, lançamentos de livros e apresentações culturais. “esperamos que esses eventos venham contribuir para fortalecer e fomentar outras referências para a formação dos professores ao tempo em que sirvam para fortalecer a linha de pesquisa Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, que esta sendo desenvolvida como anseio de outras proposições para o que se pretende como debate e contexto, bem como em diversas outras perspectivas onde a alma professoral estiver atuando, servindo para nortear os educadores para retomarem os debates sobre a própria formação e os descaminhos empreendidos pela ‘morte’ da cultura escolar no contexto da escola que se coloca na contemporaneidade, em desordem, frente aos Desafios do Discurso Educacional e seus Deslocamentos diante da importância da Memória do Trabalho Escolar no Semiárido”, explica o Professor Gênesis Naum de Farias.
 

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