Quem sou eu

Minha foto
A Casa do Patrimônio Serra da Capivara representa a incubadora de projetos interdisciplinares ligados a educação e preservação do patrimônio cultural, material e imaterial na Região Sudeste do Piauí, e esta ligada ao IPHAN em parceira com as universidades locais e as comunidades que vivem e produzem cultura no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Exposição Patrimônio Imaterial - Lugar, cotidiano e existência

Apresentação da Exposição


Esta exposição se empenhou em registrar algumas das manifestações do patrimônio imaterial são-raimundense que estão em processo de continuidade e modificação, natural aos movimentos de atualização que os fluxos modernizadores apresentam.
A exposição ocorreu entre os dias 19 de agosto a 4 de setembro de 2015, no Centro Diocesano de São Raimundo Nonato. Foi organizada pela Casa do Patrimônio Serra da Capivara, com a participação das seguintes instituições: IPHAN, UESPI, IFPI, UNIVASF, FUMDHAM e Fundação Sudeste do Piauí.

Categorias do Patrimônio Cultural Imaterial: Saberes e fazeres, Celebrações, Lugares e Formas de Expressão

Saberes e Fazeres
 
Atividades desenvolvidas por pessoas que são conhecedoras de técnicas e de matérias-primas que estão associadas a grupo social ou uma localidade.
Os fazeres são consequências dos saberes, é a realização efetiva da tradição, é quando pegamos o passado e o trazemos para o presente, e unimos origem e criação.

Celebrações
 
Os ritos e festividades associados à religião, à civilidade, aos ciclos do calendário são ocasiões que reúnem as pessoas para praticar papeis sociais com regras muitos específicas, acompanhados de comidas e bebidas, vestuário especial e ornamentação de determinados lugares, acompanhados de músicas, orações e danças.
São atividades que produzem os sentidos específicos de lugar e de território.

Lugares
 
São chamados de lugares as atividades humanas realizadas em local específico e com sentido cultural para as pessoas da comunidade.
São espaços apropriados por práticas e atividades de natureza variada, tanto cotidiana quanto excepcionais, tanto vernáculas quanto oficiais.

Formas de Expressão
 
Formas não-linguísticas de comunicação associadas a determinado grupo social ou região, desenvolvidas por pessoas ou grupos reconhecidos pela comunidade e em relação às quais o costume define normas, expectativas, padrões de qualidade.


FONTE: IPHAN. Inventário Nacional de Referências Culturais. Brasilia: Departamento de Identificação e Documentação do IPHAN, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário